O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) é uma unidade da Justiça Federal de segunda instância no Brasil, com sede em Brasília. Criado pela Constituição Federal de 1988, possui jurisdição sobre 13 estados – Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins – além do Distrito Federal.
O TRF1 é responsável por julgar, em grau de recurso, processos provenientes da Justiça Federal de primeira instância e possui competência originária em casos específicos, como mandados de segurança contra autoridades federais e ações que envolvam magistrados da Justiça Federal em sua jurisdição. Suas atribuições incluem matérias relacionadas à União, autarquias, empresas públicas federais e outras previstas em lei, abrangendo temas tributários, previdenciários, ambientais, direitos humanos e ações penais envolvendo crimes contra a União.
Sua estrutura é composta por seções e turmas especializadas, organizadas por matéria. A jurisdição do TRF1 é atendida pelas Seções Judiciárias nos estados abrangidos, que são subdivididas em Subseções Judiciárias para facilitar o atendimento local.